terça-feira, 21 de julho de 2015

TIPO DE GORDURAS



Gorduras Saturadas
A gordura saturada pode ser encontrada, especialmente, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, bacon, banha de porco e laticínios, mas também está presente no óleo e derivados de coco e óleo de dendê. Em geral, as gorduras saturadas ficam duras à temperatura ambiente. Gordura saturada faz mal porque ela facilmente se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo acelerar a formação de placas de gordura e entupimento das veias, havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos.
Quantidade recomendada: 7% das calorias diárias, 22g/dia.


Gordura Trans
A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Está presente na margarina, salgadinhos em pacotes, batata frita, sorvetes de massa, bolachas recheadas. Gordura trans eleva as concentrações de colesterol total, aumentando o LDL (colesterol ruim) e reduz o HDL (colesterol bom).
Quantidade recomendada: até 4,5g/dia.


Gordura Insaturada
As gorduras insaturadas podem ser classificadas em monoinsaturadas ou poli-insaturadas e são consideradas boas, pois auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que possuem a aptidão de reduzir os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL (conhecido como colesterol bom) e diminuindo o nível do LDL (conhecido como colesterol ruim). Tem consistência líquida em temperatura ambiente.
Quantidade recomendada: de 6% a 10% do total de calorias diárias 45g/dia.

Gordura Poliinsaturada: recebe esse nome principalmente por sua estrutura química, que apresenta mais de uma ligação dupla em sua molécula, por isso a denominação “poli”. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas através da alimentação. Encontrada nos seguintes alimentos: óleo de soja, girassol, canola, milho; em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar; nozes; sementes de abóbora e linha, dentre outros.

Gordura Monoinsaturada: em sua estrutura, a gordura monoinsaturada se mostra diferente da poliinsaturada, pois apresenta apenas uma ligação dupla em sua molécula. No combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada se mostra mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL). Encontrada nos seguintes alimentos: azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola e dentre outros.

ATENÇÃO: Para uma alimentação balanceada e adaptada ao seu dia a dia, procure a ajuda de um profissional, qualquer mudança alimentar sem essa orientação pode causar danos a sua saúde! 

Informações: "Site Revista Escola Abril", "Site Tua Saúde", "Site Info Escola", "Site Giga Conteúdo".
Imagem: "Blog Alimente-se com Sabedoria". 
    

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