quarta-feira, 12 de março de 2014

PROTEGENDO O CORAÇÃO

Que o exercício físico faz bem a saúde isso não é segredo a ninguém!
Mas quanto de exercício será que é o necessário? Você sabia que existem prescrições
para promoção da saúde e que elas são diferentes para adultos e crianças?


Hoje em dia o principal motivo de morte diferentemente do que vemos nos noticiários não são os homicídios ou acidentes de transito, mas na verdade são as doenças do coração (doenças cardiovasculares).

O exercício físico quando corretamente realizado leva a um importante efeito protetor do coração, este efeito diminui em cerca de 66% as chances de sofrermos com as doenças do coração, proporcionando uma vida prolongada e com melhor qualidade.

Para um adulto alcançar o efeito protetor de 66% o recomendável é que ele realize 150 minutos semanais de atividade física (moderada ou vigorosa), isso pode parecer muito, mas vamos ver um exemplo para notarmos que não é tão difícil como parece. Se você freqüenta a academia duas vezes na semana e em cada dia suas atividades levam cerca de 1 hora, na semana você já obteve 120 minutos (já protegendo o coração em cerca de 20% a 25%). Em outros 3 dias da semana você poderia descer em um ponto de ônibus antes do que no de costume, trocar o carro pela caminhada para ir a padaria, açougue ou mercado, pois se nesse 3 dias você conseguir realizar em cada um deles, míseros 10 minutos de atividade física simples como o falado você alcança os 150 minutos de atividades físicas semanais e esta protegendo si mesmo do maior índice de mortalidade mundial. 

Já para as crianças o recomendável são 300 minutos semanais de atividades físicas, sendo o tempo sentado assistindo televisão ou no computador relacionado com a obesidade infantil. Quanto maior este tempo maior é a incidência de obesidade infantil, portanto fiquemos alerta com as nossas crianças que hoje em dia passam mais tempo sentadas do que brincando, sendo que brincar ainda é a melhor maneira para chegar aos 300 minutos semanais.

Portanto de maneira prazerosa procure preencher na semana os 150 minutos (adulto) ou os 300 minutos (criança) de atividade física. Pois assim você esta protegendo seu coração do principal motivo de morte no mundo atual.